Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Mestrado Profissional em Ensino de História UFC

Área do conteúdo

Corpo Docente Local

Profa. Drª. Ana Carla Sabino Fernandes 

Titulação (título e área): Doutorado/História

Professora Adjunto II do Departamento de História da Universidade Federal do Ceará (UFC). ATIVIDADES ATUAIS: Coordenadora Acadêmica Local e docente do Profhistória UFC; Docente orientadora do Programa Residência Pedagógica História UFC; Coordenadora do Laboratório de Ensino e Aprendizagem em História e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de História do Dept° história UFC; Professora Coordenadora dos estágios docente em história UFC. ATIVIDADES REALIZADAS: Coordenadora do Curso de História UFC entre 2017 e 2018 (vice-coordenadora em 2015-2016); Coordenadora do Sub-Projeto História do Programa de Iniciação à Docência (PIBID)-UFC, entre 2014-2017. Professora Formadora de IES-UFC no Programa Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio em 2014 e 2015. Orientadora do Programa de Iniciação à Docência-PID UFC (História) em 2015.Orientadora do Programa de Bolsas de Iniciação Acadêmica- BIA UFC (2016-2018); Orientadora no Programa de Monitoria de Projetos de Graduação UFC (História) em 2015. Co-tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) História-UFC (2012-2015). Áreas de atuação: Pesquisa Histórica e Documentos de Arquivo; Ensino, Pesquisa e Aprendizagem da História; Formação Docente/Licenciatura em História.

Currículo Lattes (URL): http://lattes.cnpq.br/8372345646588483

E-mail: anacarlasabinofernandes2@gmail.com

 

Profa. Drª. Ana Amélia Rodrigues De Oliveira

Titulação (título e área): Doutorado/História

Professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará – UECE (2004), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2008) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Ceará – UFC com bolsa financiada pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) (2015). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas culturais, cultura popular, patrimônio cultural, memória e museus.

Currículo Lattes (URL): http://lattes.cnpq.br/9983853118156018

E-mail: ameliahist@gmail.com

 

Prof. Dr. Jailson Pereira Da Silva

Titulação (título e área): Doutorado/ História

Possui graduação em história pela Universidade Federal de Pernambuco (1997), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal do Ceará, onde foi tutor do PET-História (2013-2015) e coordenador do curso de História (2015-2017). Pesquisa, principalmente, os seguintes temas: fontes históricas, história, história do brasil república, cinema-história e história e cidade.

Currículo Lattes (URL): http://lattes.cnpq.br/1313713301411205

E-mail: prof.jailson.ufc@gmail.com

 

Prof. Dr. Mário Martins Viana Júnior 

Titulação (título e área): Doutorado/ História

Professor do Programa de Pós-Graduação em História, do Mestrado Profissional em Ensino de História e do curso de graduação em História da Universidade Federal do Ceará. Possui doutorado em História Cultural (UFSC-2013) e mestrado em História Social (UFC-2009). É líder do Núcleo de Estudos sobre Memória e Conflitos Territoriais (COMTER), coordena o projeto de pesquisa de Iniciação Científica “Por uma história agrária no Ceará” e o Grupo de Trabalho (GT) “Questão Agrária” da ANPUH-CE. No COMTER, é responsável pelo Grupo de Estudos sobre Questão Agrária. Desenvolve trabalhos de extensão voltados para a educação popular, tanto na cidade como no campo, a exemplo da coordenação dos programas de extensão: Projeto Novo Vestibular (PNV) e Memória das Comunidades Impactadas pelos Perímetros de Irrigação no Ceará, desde 2014. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nas seguintes temáticas: campesinato, conflitos territoriais, memórias do campo, semiárido, gênero, masculinidades, América Portuguesa, Brasil República. Atualmente cursa pós-doutorado no ICS de Lisboa participando dos seguintes grupos de pesquisa: “Poder, Sociedade e Globalização” e “Ambiente, Território e Sociedade”.

Currículo Lattes (URL): http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4257533Z5

E-mail: mario_ufc@hotmail.com

 

Profa. Drª. Ana Rita Fonteles Duarte 

Titulação (título e área): Doutorado/História

Professora Associada I do Departamento de História da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ministra disciplinas nas áreas de Teoria da História e Prática de Ensino na graduação. Integra as linhas Cultura e Poder e Memória e Temporalidades no Programa de Pós-Graduação em História da UFC. Membro do corpo docente do Mestrado Profissional em História -Profhistoria (UFC. )É doutora em História Cultural pela UFSC e mestra em História Social pela UFC, possui graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência nas áreas de História e gênero, história das mulheres, gênero e ditadura no Brasil. Coordena o Grupo de Pesquisas e Estudos em História e Gênero (GEPEHG), na UFC.

Currículo Lattes (URL): http://lattes.cnpq.br/1294847348263407

E-mail: anaritafonteles@uol.com.br

 

Profa. Drª. Bernadete de Souza Porto 

Titulação (título e área): Doutorado em Educação Brasileira

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1989), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2001). Foi professora Adjunta da Universidade Federal da Bahia, onde, de 2001 a 2004, coordenou o Grupo de Pesquisa em Educação e Ludicidade (GEPEL), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: ludicidade, didática e formação do educador. É professora Associada I na Universidade Federal do Ceará, lotada no Departamento de Teoria e Prática, onde leciona as disciplinas Didática e Ludopedagogia I e é tutora do PET Pedagogia. Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, é membro do Eixo Formação de Educadores, da Linha Educação Currículo e Ensino e ministra disciplinas na área da Didática e da Ludicidade. Na UFC, concebeu e coordenou o Projeto CASa de 2009 a 2012. Foi também Coordenadora de Projetos e Acompanhamento Curricular (COPAC) de outubro de 2012 a maio de 2016. Atualmente, é Coordenadora de Inovação e desenvolvimento acadêmico (COIDEA) e Vice- Diretora da Escola Integrada de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico (EIDEIA/UFC).

Currículo Lattes (URL): http://lattes.cnpq.br/6363268957802414

E-mail: bernadete.porto@gmail.com

 

Profa. Drª. Adryane Gorayeb Nogueira Caetano

Titulação (título e área): Doutorado/Geografia.

Professora Associada I do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará, Coordenadora do Laboratório de Geoprocessamento e Cartografia Social, coordenou de 2015 a 2017 a Pós-Graduação em Geografia (nota 6/CAPES) onde atualmente é vice-coordenadora. É membro do Conselho Universitário-CONSUNI e editora de seção da Revista Mercator (Qualis/CAPES A1). Orienta trabalhos de Mestrado e Doutorado há mais de uma década nas temáticas de gerenciamento integrado de bacias hidrográficas, mapeamento colaborativo, cartografia social e impactos socioambientias da energia eólica. Em 2016, concluiu Pós-Doutorado em Geografia pela Texas A&M University/EUA na temática de Energias Renováveis com bolsa do CNPq e, atualmente, coordena/ integra dois projetos de caráter internacional com pesquisadores daquela universidade: Tecnologias sociais e ações integradas de sustentabilidade para a garantia da segurança hídrica, energética e alimentar em nível comunitário no semiárido cearense (MCTIC/CNPqNEXUS I n. 19/ TEXAS A&M/ UNIVERSITY OF BATH) e Análise socioambiental da implantação de parques eólicos no Nordeste: perspectivas para a sustentabilidade da geração de energia renovável no Brasil (PRONEM/FUNCAP/CNPq/TEXAS A&M). Lidera a coordenação do Observatório da Energia Eólica (http://www.observatoriodaenergiaeolica.ufc.br/) e integra o Projeto reFUEL (European Research Council/ Institute for Sustainable Economic Development da University of Natural Resources and Life Sciences (BOKU) – Viena) (https://refuel.world/).

Currículo Lattes (URL): http://lattes.cnpq.br/7909668389011966

E-mail: adryanegorayeb@yahoo.com.br

 

Profa. Drª. Maria Edivani Silva Barbosa

Titulação (título e área): Doutorado em Educação Brasileira.

Possui Doutorado em Educação Brasileira pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará-UFC (2014), Licenciatura Plena em Ciências Sociais pela Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte (1991), Licenciatura Plena em Geografia pela UFC (2001) e Bacharelado em Geografia pela mesma universidade (2003); Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2004). Atualmente é professora do curso de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase nas seguintes temáticas: Formação de Professores, Currículo e Ensino de Geografia, Estágio Supervisionado e Prática de Ensino. Coordenadora de área do subprojeto de Geografia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

Currículo Lattes (URL): http://lattes.cnpq.br/6104723368550136

E-mail: edivanisb@yahoo.com.br

 

Profa. Drª. Cláudia Freitas de Oliveira 

Titulação (título e área): Doutorado/História.

Historiadora. Professora Adjunta do Departamento de História da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenadora do Curso de História (UFC). Professora colaboradora do Mestrado Acadêmico em História (MAHIS-UECE). Membro diretora da Associação Nacional de História (Anpuh/Ce). Coordenadora do Grupo de Trabalho – História da Saúde e das Doenças da Associação Nacional de História (ANPUH-CE). Coordenadora do GEP: História, Loucura e Saúde Mental (Diretório de Pesquisa – Cnpq). Coordenadora do GEP: Sociedade de Estudos do Brasil Oitocentista/SEBO (Diretório de Pesquisa – Cnpq). Coordenou o Projeto de Pesquisa: Documentos e Diálogos da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza e do Arquivo Público do Ceará sobre História da Saúde e das Doenças (PIBIC/UFC). Coordenou o trabalho de catalogação e digitalização do acervo documental da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, de 1861 a 1990 (PNPD/CAPES). Realizou Estágio Pós-Doutoral pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES/UECE). Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialista em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pesquisadora sobre a História da Loucura no Ceará. Áreas de atuação e pesquisa: História da Loucura; História da Saúde e das Doenças; História do Brasil Império.

Currículo Lattes (URL): http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772358E3

E-mail: claudia.oliveira@ufc.br

 

Prof. Dr. Kleyton  Rattes Gonçalves

Titulação (título e área): Doutorado em Antropologia.

Professor de Antropologia do “Departamento de Ciências Sociais” da UFC, do “Programa Associado de Pós-Graduação em Antropologia” UFC/UNILAB e do mestrado profissional em rede “ProfHistória UFC”. É doutor e mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional (UFRJ). É bacharel em Ciências Sociais pela UFMG. Formação e pesquisas com ênfase nas seguintes áreas: Etnologia, Antropologia da Arte (Poéticas, Literaturas e Imagens) e Ritual.

Currículo Lattes (URL): http://lattes.cnpq.br/0483805047794658

E-mail: krattes@ufc.br

 

Prof. Dr. Daniel Camurça Correia 

Titulação (título e área): Pós-doutorado em Direito Constitucional

Graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (2000). Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Doutorado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Fortaleza (2018). Atualmente é professor do Curso de Direito da Universidade de Fortaleza. Líder do Grupo de Pesquisa em Filosofia do Direito (2013-CNPq/UNIFOR). Líder do Grupo de Pesquisa Justiça em Quadrinhos (2014-CNPq/UNIFOR). Avaliador Nacional e Internacional do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8963-2180.

Currículo Lattes (URL):  http://lattes.cnpq.br/3293784655958792

E-mail: daniel.camurca@unifor.br

 

Profa. Drª. Ana Sara Ribeiro Parente Cortez Irffi 

Titulação (título e área): Doutorado/História

Professora de História Econômica na Universidade Federal do Ceará – Campus de Sobral. Possui Mestrado e Doutorado em História Social pela Universidade Federal do Ceará. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em História Econômica e Social – LAPHES. Desde julho de 2018 é pesquisadora vinculado ao INCT-PROPRIETAS. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social, atuando principalmente nos seguintes temas: mundos do trabalho, mundo rural, escravidão, história do Brasil, pesquisa, história e teoria.

Currículo Lattes (URL): http://lattes.cnpq.br/3190118947984420

E-mail: anasaracortez@gmail.com

 

Prof. Dr. Kleiton de Sousa Moraes 

Titulação (título e área):Doutorado/História.

Possui Doutorado (2014) e mestrado (2010) em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professor da Universidade Federal do Ceara (UFC). Atuou como professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Desempenhou atividades de pesquisa durante a formação trabalhando na área de História do Brasil, com ênfase em História Cultural.Tem interesse e desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: historiografia, história das práticas letradas, história da educação, poder e crenças e narrativas espaciais no século XIX e XX.

Currículo Lattes (URL): http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4162001E5

E-mail: kleiton.ufc@gmail.com

 

Profa. Drª. Adelaide Maria Gonçalves Pereira 

Titulação (título e área):Doutora/História.

Doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Pós-Doutorado no Instituto de História e Teoria das Idéias, da Universidade de Coimbra. Professora Titular do Departamento de Historia da Universidade Federal do Ceará. Professora da Escola Nacional Florestan Fernandes do MST-Brasil.

Currículo Lattes (URL): http://lattes.cnpq.br/8012319362966987

E-mail: adelaidemgpereira@terra.com.br

 

Prof. Dr. Leandro Santos Bulhões de Jesus 

Titulação (título e área): Doutorado/História.

Historiador, licenciado e mestre pela Universidade do Estado da Bahia; com especialização, doutorado e pós-doutorado pela Universidade de Brasília, com período sanduíche do doutorado na Universidade de Lisboa. É professor adjunto do Departamento de História da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Programa de Pós-Graduação em História/UFC, com experiência na área de História da África e da cultura afro-brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: cinemas dos países africanos de língua oficial portuguesa; ensino de história e Leis 10.639/03 e 11.645/08, História dos quilombos e Educação escolar quilombola; teorias contra-hegemônicas/descolonização. Atualmente, iniciou uma pesquisa sobre intelectuais africanos e medievalidades. É líder do Grupo de Estudos Geppherg, juntamente com professora Renísia Garcia, da Faculdade de Educação/UnB e coordena o Laboratório e Núcleo de Documentação Cultural – NUDOC da UFC.

Currículo Lattes (URL): http://lattes.cnpq.br/1892221694481474

E-mail: lesanbul@gmail.com

 

Prof. Dr. Antonio Gilberto Ramos Nogueira 

Titulação (título e área):Doutorado/História.

Realizou Pós-doutorado no Centro de Investigação em Antropologia-CRIA, Universidade Nova de Lisboa-UNL e no Instituto de Estudos Brasileiros, Universidade de São Paulo-USP (2017-2018). Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista – UNESP/Assis (1988), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Atualmente é professor Associado do Departamento de História e do Programa de Pós Graduação em História Social da Universidade Federal do Ceará. Foi professor da PUC-SP de 2004 a 2006. Tem experiência na área de História do Brasil com ênfase nos seguintes temas: historiografia, políticas culturais, patrimônio cultural, memória e cultura. Prêmio Silvio Romero 2004. É coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Patrimônio e Memória – GEPPM/UFC/CNPq. Vice-coordenador do GT História e Patrimônio Cultural (ANPUH-Brasil).

Currículo Lattes (URL): http://lattes.cnpq.br/1756916213653812

E-mail: antonioantonio@uol.com.br

 

Prof. Dr. Franck Pierre Gilbert Ribard 

Titulação (título e área): Doutorado em História

Possui graduação em Sociologia – Université de Toulouse-Le Mirail (França,1992), Mestrado em Antropologia Social e Histórica da Europa – Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (França, 1993), Doutorado em História – Université de Paris IV-Sorbonne (França, 1997). Pós-Doutorado na Université Toulouse – Jean Jaurès (2013-2014, França). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de História, com ênfase em Antropologia Histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: relações inter-étnicas, negro, memória da escravidão, festa, relações atlânticas, História da África.

Currículo Lattes (URL): http://lattes.cnpq.br/3916214396407081

E-mail: frribard@yahoo.com

 

Prof. Dr. Edmilson Alves Maia Junior 

Titulação (título e área):Doutorado/História

Possuo Graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC) (1999), Mestrado em História, sobre o Movimento Estudantil Universitário em Fortaleza nos anos 1960, pela Universidade Federal do Ceará (2002), sob orientação do Prof. Frederico de Castro Neves, e Doutorado em Historia, em 2015, sob a orientação do Prof. João Pinto Furtado, no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais, com a tese ”O Show da Memoria: Um Estudo de Narrativas (Auto) Biográficas sobre o ”Rei” Roberto Carlos. (1991-2015)”. Sou Professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Quixadá, na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC) desde 2008. Tenho experiência nas temáticas: Memória, Historia do Tempo Presente, História Oral, Narrativas (Auto)Biográficas, Teoria da Historia e Historiografia, História Contemporânea, Mídia, Industria Cultural e a Ditadura de 1964 a 1985. Realizei entre Fevereiro de 2017 a Março de 2018 o Estágio Pós-Doutoral na Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Ceará, sob supervisão da Profa Meize Regina de Lucena Lucas com Projeto de Pesquisa sobre Recepções do “fluxo televisivo” no Sertão Cearense dos anos 1960 aos anos 1990 e com o Debate de fontes da Ditadura em escolas publicas no tempo presente.

Currículo Lattes (URL): http://lattes.cnpq.br/8712452174688333

E-mail: edmilson.junior@uece.br

 

Acessar Ir para o topo