gov.br

Mestrado Profissional em Ensino de História UFC

Área do conteúdo

I Encontro Cearense dos Pesquisadores de Ensino de História: consciência histórica e democracia (ECEPEH)

Data de publicação: 16 de setembro de 2019. Categoria: Sem categoria

O Grupo de Trabalho (GT) de Ensino de História da ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA – SECÇÃO CEARÁ (ANPUH-CE) realiza continuamente atividades de promoção da defesa política e acadêmica do Ensino de História como atividade humana indispensável à formação de cidadãos com consciência histórica crítica e propositiva, bem como objeto fundamental de investigação da ciência histórica. Uma das atividades que consideramos mais relevantes é a de congregar os interesses de trocas de práticas docentes e de pesquisa acerca do Ensino de História, bem como de outras interfaces possíveis entre História e Educação, que culmina no I ENCONTRO CEARENSE DE PESQUISADORES DO ENSINO DE HISTÓRIA (ECEPEH). Em novembro de 2019, o encontro será realizado no Curso de História da Universidade Federal do Ceará (UFC), um dos mais antigos cursos de História do Estado do Ceará e inserido em Universidade dotada de razoável infraestrutura urbanística e de logística acadêmica. A temática do encontro, deliberada democraticamente pelos membros do GT de Ensino de História, será Consciência Histórica e Democracia. A intenção é assegurarmos a legitimidade da ação do historiador-docente em atuar na formação da consciência histórica dos cidadãos, para que defendam a democracia, a pluralidade de formas de ser e existir no mundo, bem como defender a necessidade da pesquisa sobre o ensino, a aprendizagem e os usos da História tanto para a comunidade de historiadores como para a população em geral. O modelo do encontro propõe conferências, mesas-redondas e simpósios temáticos a ocorrer de forma não-simultânea, para que todos os inscritos possam, se desejarem, vivenciar o evento e socializar suas reflexões e vivências em todos os momentos do evento.

Inscrições abertas até 15 de Outubro de 2019.

Site do Evento: https://ecepeh.webnode.com/

Instagram: @ecepeh2019